segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Introdução ao Mundo de Elysia


Olá pessoal, eu sou Tharog criador do blog RPG Dungeon e arquiteto do Mundo de Elysia, este post tem uma finalidade extremamente simples que é a de introdução ao mundo da campanha para que vocês possam  acompanhar o Diário de Viagens de uma forma mais coesa e também entender qual é o sistema que utilizamos e os conceitos do mundo caso queiram iniciar uma Crônica nesta Campanha, dito isto comecemos a introduzir os jogadores neste imersivo universo.


Sistema: GURPS 3ª Edição.

     Se você acompanhou o post sobre o que é RPG, já deve saber que é um jogo onde pessoas interpretam personagens fictícios criando para eles trejeitos, expressões e principalmente personalidade, contudo RPG também trata sobre a realidade dos personagens em questão e é por isto que preferimos utilizar o sistema de GURPS pois este é o que mais se assemelha à realidade quando se trata de pontos de vida, danos, pericias e evolução de personagem. Por exemplo, em outros sistemas é possível que o personagem ganhe pontos de vida ao se tornar mais experiente sem que o mesmo invista seus pontos de experiencia nisto, mas é isto mesmo que a experiencia em combate representa? ou esta experiencia traria ao personagem um maior conhecimento do inimigo com o qual está habituado a lutar, técnicas novas, conhecimentos diferenciados? Entendemos que embora seu corpo não receba nenhum bônus físico o personagem se tornou efetivamente mais forte através da experiencia, além disto, é mais lógico que alguém invista esforços para adquirir equipamentos de defesa aprimorados do que sentir o frio de uma lamina cortando sua carne.
     Além disto, em sistemas mais sofisticados há a necessidade de compra de diversos materiais para que seja iniciada uma crônica, como por exemplo, livros, dados de faces diversas (4, 6, 8 , 10, 12 e 20 faces por exemplo.) e vários outros materiais, um exemplo disto é o sistema do D&D (Dungeons & Dragons)
    Gurps por ser simples e de fácil associação se torna um sistema perfeito para jogadores iniciantes, sendo possível inclusive baixar o livro de regras básicas em nossa seção de Downloads. 


Campanha: Mundo de Elysia

Elysia é o local onde a campanha se desenvolverá, como o mundo ainda está em criação muito de seus detalhes ainda estão por vir e o faremos em uma seção específica para isto, o objetivo é gerar ganchos de aventura para que os narradores que leem o blog possam desenvolver suas próprias cronicas, é importante que se ressalve que as atualizações de Elysia se darão por eventos dentro das sessões de jogo, ou seja, os jogadores da crônica principal serão os criadores das atualizações da campanha.

Visão Geral: Elysia é um mundo de fantasia eclético, habitado por diversas criaturas, humanas e não-humanas ou ainda criaturas mágicas, é importante frisar que a campanha baseada no período do século IX onde há o marco da alta idade média que é caracterizada pelo Feudalismo, ressalto que: ainda que existam criaturas mágicas habitando o mundo em questão, deixo expresso que estes são raríssimos e devem ser reconhecidos como terríveis vilões ou donos de territórios e DEVEM apresentar um grande risco aos personagens caso encontrem-os.

Magia: Embora Elysia seja um mundo de fantasia onde a magia faz parte do cenário, magia é uma fonte de poder extremamente rara em Elysia e pessoas que portadoras de tal poder são reconhecidas e respeitadas onde quer que vão, a magia é inerente do usuário e inata, ou seja, o mago nasce com a percepção mágica e normalmente desperta para o Arcanum no período da adolescência, embora existam casos registrados de pessoas despertadas para o Arcanum em fases diversas da vida, em Elysia existem diversas escolas de magia, dentro todas a mais conhecida é sem duvida Einsenhard, A ilha dos magos, situada no Oceano de Foras, a ilha é dedicada ao estudo e manipulação do arcanum ou arte arcana. Há outras escolas que recebem um determinado renome baseado no tipo de arte que ensinam, como por exemplo a escola de Ulbernatum que ensina aos seus alunos apenas magias de suporte e de cura.
     Para fins de jogo, estipule a proporção de 1 mago para 300 humanos. Veja mais sobre a magia em Elysia na seção Campanha.

Politica: Baseada na época da Alta idade média o sistema político será o da sociedade feudal, que é composto por três classes sociais, a Nobreza (Cavaleiros do Reino, Lordes), o Clero ( Religiosos e Oradores) e os Servos, (Agricultores e Laboradores), sendo esta ultima a mais comum. a definição da classe social se dava no momento do nascimento, filhos de nobres mantinham a patente do pai, enquanto o Clero era renovado também pelo nascimento e pela ascensão dos servos que podem se tornar membros do baixo clero.
     A suserania também é bastante comum, onde um Nobre doa a outro nobre uma porção de suas terras, sob o juramento de proteção das terras e lealdade, o nobre que recebe a terra por sua vez partilha com diversos servos e detém um lugar no sistema de produção. neste sistema o suserano mais poderoso é o Rei ou Soberano (que pode receber qualquer outro titulo.).
     É possível que hajam outros sistemas políticos em outros reinos, uma espécie de democracia na região dos elfos pode ser um bom exemplo disto.

Economia: Por ser uma campanha baseada na sociedade feudal a economia se dá, em grande parte, pela agricultura agrária com pouca circulação monetária - a moeda tem um valor alto - a maioria das negociações era feita baseada em trocas, não há uma moeda unificada em Elysia existem diversas moedas e cada uma tem um valor diferente em cada parte do mundo, moedas aceitas em Ulteran podem não ser aceitas na Cidade de Areia por exemplo, ainda é possível considerar que a economia dos feudos é em grande maioria auto-suficiente.
     Embora siga as regras do feudalismo, em Elysia os camponeses não abrem mão do excedente de produção, embora tenham que pagar o tributo ao seu senhor feudal, por isto, é comum que as cidades tenham uma pequena feira onde os servos vendam ou troquem seus produtos.
     Para fins de jogo, entenda-se que os servos estão sempre endividados, isto porque há uma grande gama de impostos e tributos que os servos do feudo precisam pagar regularmente. Veja mais sobre a economia na seção: Campanha.

Bestiário: Elysia por se tratar de um mundo de fantasia possui peculiaridades quanto aos seres que habitam as regiões "hostís" do mundo, sendo comum encontrar seres de outras raças, como goblinoides, elfos, anões e várias outras raças. além destes ainda podem ser encontrados em florestas vários outros tipos de animais ou monstros que vão da imaginação do narrador. não há limite para as criações dos narradores quanto a bestiário em Elysia, apenas utilizem o bom senso, lembrem-se que magia é extremamente raro e monstros capazes de conjurar o Arcanum devem ser considerados inimigos mortais. Leia mais sobre este assunto na seção campanha e também na seção tutoriais aprenda a transformar um monstro comum em um inimigo único e que trará mais diversão para a mesa.

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